-----------------------------------

sábado, 12 de maio de 2012

Comunicação entre as aves


  Algumas espécies de ave começam a se comunicar antes mesmo de nascer. Por exemplo, a codorniz bota até oito ovos, um por dia. Se todos os ovos se desenvolvessem no mesmo ritmo, eles eclodiriam durante um período de oito dias. A mãe teria então a difícil tarefa de cuidar dos filhotes ativos, de até uma semana de vida, e ao mesmo tempo chocar o ovo não eclodido. Mas, em vez disso, os oito filhotes saem dos ovos num período de seis horas. Como isso é possível? Um fator importante, dizem os pesquisadores, é que os embriões da codorniz se comunicam um com o outro de dentro dos ovos e, de alguma forma, “combinam” nascer quase que ao mesmo tempo.
  Quando as aves ficam adultas, em geral é o macho de cada espécie que canta. Ele faz isso especialmente na época do acasalamento para marcar seu território ou atrair a fêmea. Cada um dos milhares de espécies de ave tem seu próprio idioma, por assim dizer, e isso ajuda as fêmeas a identificar os machos de sua própria espécie.
  As aves cantam principalmente de manhã cedo e no final da tarde, e por um bom motivo. Há menos vento e menos barulho nessas horas. Os pesquisadores descobriram que de manhã cedo e no final da tarde o canto das aves pode ser ouvido até 20 vezes mais longe do que no meio do dia.
  Apesar de geralmente serem os machos que cantam, tanto machos quanto fêmeas emitem uma variedade de chamados, ou gritos, que têm significados diferentes. Por exemplo, os tentilhões têm um repertório de nove chamados. Eles emitem um tipo de chamado para avisar de uma ameaça vinda do ar — como, por exemplo, uma ave de rapina que está rondando —, mas emitem outro para avisar de uma ameaça que vem por terra.

5 comentários:

  1. No quintal da minha casa (cercada de edifícios) coloquei mamão e banana. A partir do 3o. dia apareceram: Bem-te--vis, saíras, sanhaços, saírás, galo-do-campo(rabo-de-prata) e oiutros.
    Cpmo deteram e como"difundiram" a descoberta?

    ResponderExcluir
  2. Frutas convencionais como banana, mamão, laranja, goiaba e abacate atraem alguns tipos de pássaros ,principalmente esses citados.São saborosos para determinadas aves. Por isso em qualquer lugar que você colocar ,pode demorar ,mas vão aparecer.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. coloquei um pássaro filhote de bem te vi que caiu do ninho.. coloquei no telhado da garagem..e os pais ainda o alimentaram...o gozado que foi embora tres horas depois..e infelizmente varias mães humanas se desfazem de seus filhos..

    ResponderExcluir